Construa um monitor de tensão e não deixe a bateria de seu robô acabar no meio do caminho!

A bateria é um componente fundamental em um sistema robótico móvel, é ela quem determina a autonomia do funcionamento da plataforma.

O sensor é extremamente simples, certamente você tem os componentes para a montagem em sua bancada, são apenas 2 resistores formando um divisor resistivo, deste modo podemos operar com tensões acima dos 5 volts em que trabalha o Arduino, veja o esquema abaixo:

Você vai precisar

  • 1 Arduino
  • 1 Cabo USB para programar o Arduino
  • 1 Protoboard
  • 1 Resistor de 470 Ohms
  • 1 Resistor de 270 Ohms
  • Alguns jumpers

 

Veja a comparação feita entre um multi teste calibrado que usamos aqui no laboratório e o nosso sistema.

Foto do Protótipo

O código pode ser adaptado para monitorar qualquer tipo de bateria e avisar quando ela estiver com a tensão abaixo de um determinado valor, também pode ser implementado um display de LCD ou até mesmo uma barra de leds para informar o status da bateria.  Um capacitor eletrolítico experimental pode ser colocado em paralelo com a bateria a fim de evitar oscilações nas leituras!   codmonitortensao

Se preferir, faça o download do código diretamente abaixo:

Monitor de Tensão

Até Mais!

 

Author

Analista e desenvolvedor de software, apaixonado por eletrônica e robótica, maker por natureza e um entusiasta do movimento DIY. Trabalha com eletrônica há 19 anos, ministra cursos em Escolas e Universidades de Arduino, Robótica, Eletrônica, Impressão 3D e Internet das Coisas.

Comments are closed.