Image default
Arduino Lovers Garotas Makers Projetos

Retrô Games – Tetris com Arduino

Lançado na década de 90, o fantástico jogo Tetris fez sucesso nos mini games, e agora ganha sua versão em Arduino!

E neste tutorial você vai aprender a construí-lo!

O que vamos precisar?

1 Arduino, pode ser o Uno ou Duemilanove (com cristal 16mhz, soquete  e capacitores para ser montado “Standalone”)
2 Módulos Displays de led 8×8 com C.I controlador MAX7219
6 Push bottons
1 Mini autofalante (beep)
1 Bateria de 9 volts
1 Clip de baterias
1 Regulador de tensão 7805
1 Chave liga/desliga
1 Capacitor cerâmico de 100nf
6 Parafusos pequenos
1 Placa padrão (perfurada)
Jumpers (qualquer pedaço de fio serve)

A nossa “tela” é formada por dois módulos de led 8×8, com 64 led cada o que totaliza 128 leds.

Cada modulo de led é controlado por um Circuito Integrado dedicado CI MAX7219, este CI permite o controle de um módulo inteiro usando apenas 3 pinos do Arduino e facilitando muito a nossa vida!

Os módulos são vendidos desmontados em forma de kit.

Você pode proceder com a montagem normalmente conforme a indicação da própria placa do módulo, porém não solde as barras de pinos, pois não vamos usá-las e estas ocupam um espaço valioso em nosso “Case”.

Você pode fazer a montagem em uma Protoboard, e acomodar os componentes em uma caixa de plástico, madeira ou até mesmo de papelão. Caso você tenha acesso a uma impressora 3D disponibilizamos os arquivos .STL  no link CASE TETRIS  para você imprimir o case plástico igual ao nosso.

O nosso foi impresso em plástico PLA e levou cerca de 2 horas a impressão com 0,2 mm de camada.

Podemos dar inicio a montagem do game colocando os módulos juntos acomodando-os dentro do case e com a tela voltada para fora. Feito isso, conferimos se está tudo “ok” em suas posições e aplicamos uma generosa camada de cola quente em toda a volta do módulo.

O próximo componente a ser colado no case é o nosso beep, temos que tomar o cuidado em alinhar o furo do beep com o furo do case, e colocar muita cola quente! E já aproveitamos para soldar 2 fios aos terminar o beep.

A chave liga/desliga escolhida foi do tipo “gangorra”, é ela que vai permitir desligar o nosso jogo para que a bateria não se esgotar.

Ao todo temos 6 teclas, 4 para os movimentos das peças (direita, esquerda, baixo e rotação) e 2 teclas de comandos (start game e liga/desliga som). Posicionamos as teclas e conferimos se todas estão “clicando” bem.

Agora usamos a cola quente, e aqui aconselho colocar bastante cola quente, pois conforme os jogadores vão jogando a tensão no jogo aumenta e a pessoa tende a apertar cada vez mais forte os botões!

Como todos os botões tem uma ligação em comum (o GND), vamos aproveitar esta etapa para soldar todos juntos, fazendo com que um jumper passe por um pino de cada botão.

Como todos os botões tem uma ligação em comum (o GND), vamos aproveitar esta etapa para soldar todos juntos, fazendo com que um jumper passe por um pino de cada botão.

Agora soldamos um jumper em cada pino que sobrou dos botões.

Como a placa principal vai ocupar o espaço acima dos botões, devemos proteger os contatos dos botões  com uma camada de fita isolante, deixando os fios para fora.

Utilizando 5 jumpers interligamos os módulos de led para se comunicarem, são 2 fios de alimentação e 3 fios de dados. Aproveitamos para soldar o GND do nosso beep ao GND dos módulos.

Agora tomando como base o esquema geral do nosso sistema podemos nos guiar na montagem da placa de controle.

O tipo de montagem que vamos fazer para o Arduino é o “Standalone”, desta forma conseguimos compactar um pouco mais o Arduino para que ele caiba dentro do case plástico. Saiba mais sobre Standalone aqui.

Com o auxílio de uma placa padrão (perfurada), podemos acomodar todos os componentes e fazer suas interligações com a solda.

Nesta etapa é onde vamos programar o Arduino, para isso usamos um Arduino comum e depois removemos apenas o chip (ATmega328) já programado.

Muito cuidado para não entortar os pinos do controlador na hora de remover da placa.

Necessitamos incluir a biblioteca LedControl.h, que você pode baixar com o código completo + a biblioteca neste link: LedControl + Biblioteca

Soldamos todos os fios aos referidos pinos do Arduino, colamos a placa com cola quente e aproveitamos para soldar o clip de baterias da chave liga/desliga.

Adicionamos a nossa bateria de 9 volts, e caso ela fique muito solta e balançando dentro do case, podemos usar um pedaço de fita dupla face para mantê-la firme em seu lugar.

Para fechar o case usamos parafusos e a tampa impressa.

Pronto! Vamos testar…

Até Mais!

Posts Relacionados

BLOOD LAMP com Arduino Attiny85

Priscila Welausen

Luminárias RGB, impressas em 3D, controladas por Arduino e Ethernet Shield via App Android

Fillipe Welausen

Construa seu próprio Arduino!

Fillipe Welausen