Olá pessoal, tudo bem? Hoje venho postar um projeto super bacana criado pelos gênios do MIT (Massachusetts Institute of Technology) chamado DRAWDIO!!!!

Drawdio é a soma dos nomes em inglês  draw + audio, algo como “desenhar o áudio” hehe!

O projeto tem como coração o versátil CI 555 configurado como oscilador e usa a resistência elétrica dos materiais, grafite, pessoas, frutas, massinha de modelar… Para gerar o tom de áudio.  Existem diversas modificações e adaptações do circuito original, sites como a “Make Magazine” e”Adafruit” fizeram a sua própria versão do Drawdio.

A versão que montamos foi a da Make Magazine e pode ser encontrado o tutorial completo aqui: http://makezine.com/projects/drawdio-musical-pencil/  (em inglês).

Como não tínhamos disponíveis todos os componentes realizamos algumas alterações no circuito.

Substituímos o TLC555 pelo NE555, as duas pilhas “AA” por uma bateria de 9V e o transistor 2N3906 pelo BC327 e funcionou perfeitamente.

A montagem pode ser feita em uma placa padrão perfurada, pois o circuito fica bem compacto.

Modelamos uma caixa no Tinkercad e imprimimos em 3D, e se preferir baixe neste link >> Drawdio << o arquivo STL para impressão 3D.

Espero que tenham gostado, um abraço e até a próxima.

REFERÊNCIAS

MIT

MAKE MAGAZINE

ADAFRUIT

Author

Analista e desenvolvedor de software, apaixonado por eletrônica e robótica, maker por natureza e um entusiasta do movimento DIY. Trabalha com eletrônica há 19 anos, ministra cursos em Escolas e Universidades de Arduino, Robótica, Eletrônica, Impressão 3D e Internet das Coisas.

Comments are closed.