BLOOD LAMP COM ARDUINO ATTINY85





Este fantástico Arduino tem 5 pinos de I/O, e como vamos precisar de apenas 3 pinos, ele é perfeito para a nossa aplicação, e o melhor de tudo, ele custa cerca de R$15,00.
Veja a disposição dos pinos dele:
Os sensores escolhidos foram de toque e de som, mas nada impede que você utilize apenas 1 deles separadamente, bastando fazer uma pequena alteração no código antes do upload.
Tomando por base o esquema abaixo podemos prosseguir com a montagem em uma placa padrão perfurada, ou até mesmo, uma placa de circuito impresso feita com o método tradicional (caneta, percloreto…). Em outro momento entraremos em detalhes sobre esse método.
O código do Arduino está nos Arquivos para Download, mas você também pode aprender com este tutotial ARDUINO ATTINY 85.
Fizemos toda a montagem em uma minúscula placa padrão e para economizar ainda mais espaço, soldamos os resistores diretamente nos terminais dos leds.
Utilizamos uma bateria retirada de um “pack” de baterias de notebook, essa bateria tem 3,7Volts, mas você pode usar um suporte para duas pilhas AA ou AAA.
Soldamos um jumper no sensor para conectá-lo a um pequeno pedaço de metal (tachinha) na parte de fora de nossa luminária.
Agora é só fazer um furo no fundo do balde para passar o fio que vai conectado a tachinha metálica e colar o circuito no fundo do balde com fita dupla face.
Pronto, agora vamos testar!
MATERIAIS UTILIZADOS
1 Arduino Attiny85
1 Soquete de 8 pinos para o Arduino
1 Sensor capacitivo TTP223B
1 Sensor de som
4 Leds Brancos
4 Resistores de 220 Ohms (Vermelho, Vermelho, Marrom)
1 Resistor de 1 Kohms (Marrom, Preto, Vermelho)
1 Transistor BC548 (NPN)
2 Pilhas ou uma bateria
Placa padrão perfurada
Alguns jumpers
As partes impressas da Blood Lamp
ARQUIVOS PARA
DOWNLOAD
Se você gostou do nosso tutorial, mas ainda não segue a Circuito Maker no Youtube e Instagram, está sendo muito injusto, hein!
Vai lá, e inscreva-se em nossas Redes Sociais para ajudar a impulsionar o nosso trabalho.