STREAM DECK COM ARDUINO LEONARDO
Assim como todos precisaram se adaptar o trabalho remoto, aqui na Circuito Maker foi fundamental atender os nossos clientes e realizar capacitações de forma remota.
Para facilitar o nosso trabalho, já usávamos muito o software OBS Studio para gravação de vídeos. E notamos que vários clientes e professores também começaram a usar o software para agilizar as suas gravações/capturas de vídeo.
O OBS Studio já é bastante conhecido entre Streamers e Videomakers. E pesquisando no “Google” achamos um Gadget incrível da marca Elgato que é uma “mão na roda” para automatizar funções e atalhos nas gravações, inclusive com o OBS. No entanto, ele possui um custo elevado para a maioria das pessoas.
Com isso, surgiu outra questão que é muito particular da Circuito Maker: construir ferramentas/soluções de baixo custo com o material disponível.
Quando vimos o Stream Deck da Elgato na hora percebemos que era possível reproduzir uma versão simplificada (mais ace$$ível), com as ferramentas que possuímos em nosso Makerspace e o onipresente Arduino que é superfácil de programar.
Nosso case construímos com chapas MDFs 3mm e 6mm cortado a Laser (arquivos .plt disponível para download abaixo) e disponibilizamos outra versão para Impressão 3D (arquivo .stl), para quem tiver a sua própria impressora.
MATERIAIS UTILIZADOS
– 1 Arduino Pró Micro Leonardo
– 1 Cabo USB
– 20 Botões N.A (normalmente aberto)
– 12 Leds de 5mm de qualquer cor
– 4 Resistores de 220 Ohms
– Case em MDF cortado a laser (você pode criar o case com outros materiais de sua preferência)
– Fios finos coloridos para conexões
– 4 Parafusos de 12mm com porcas
– E.V.A
FERRAMENTAS E OUTROS INSUMOS
– Cortadora a laser
– Ferro de solda
– Estanho
– Micro retífica
– Chave Philips
– Alicate de corte pequeno
– Cola para madeira
– Cola Epoxy
ARQUIVOS PARA
DOWNLOAD
Frame para Corte a Laser, Peças para Impressão 3D e Códigos do Arduino:
E se você gostou do nosso tutorial, mas ainda não segue a Circuito Maker no Youtube e Instagram, inscreva-se agora.
Ajude a impulsionar o nosso trabalho nas Redes Sociais. Abraço!