CIRCUITO MAKER

Como usar o módulo Multiplexador CD74HC4067 de 16 canais

Neste tutorial ensinamos como usar o módulo MUX – 74HC4067. Ele serve para multiplexar sinais analógicos/digitais com 16 canais.

Expandindo o número de pinos analógicos/digitais de entrada ou saída, podemos conectar até 16 sensores diferentes, usando apenas 05 pinos do Arduino, ESP8266, PIC, Raspberry PI, entre outros.

E como esse módulo também funciona com sinais digitais, é possível usá-lo para transmitir dados em seriais para um ou vários dispositivos usando poucos pinos do controlador.

Ele trabalha com tensões de 2 a 6 Volts, o que o torna compatível com diversos controladores.

O módulo usa 04 pinos (bits S0, S1, S2, S3) para receber o “endereço” binário de “0” a “15” e fazer a conexão de suas entradas com seu pino de sinal (SIG).

O que temos que fazer é “varrer” os 16 endereços e salvar os 16 valores dos sensores em 16 variáveis (ou um Array) para usá-los ao longo do nosso código.

Ao final do artigo, como exemplo disponibilizamos 03 códigos para Arduino e os Esquemáticos deste multiplexador, para leituras de sinais analógicos, digitais, e também, saída digital com 03 efeitos de luz para leds.

ESQUEMÁTICOS COM DETALHES

ANALÓGICO

ENTRADA DIGITAL

SAÍDA DIGITAL

ARQUIVOS PARA

DOWNLOAD

Códigos para Arduino:

Link para download >>> Códigos para Arduino

Link para download >>> Datasheet CD74HC4067

Se você gostou do nosso tutorial, mas ainda não segue a Circuito Maker no Youtube e Instagram, está sendo muito injusto, hein!

Vai lá, e inscreva-se em nossas Redes Sociais para ajudar a impulsionar o nosso trabalho.