TETRIS COM ARDUINO

Lançado na década de 90, o fantástico jogo Tetris fez sucesso entre os minigames. E ele agora ganha a sua versão com o nosso querido Arduino.


Acompanhe como construí-lo.

A nossa “tela” é formada por dois módulos de led 8×8, com 64 led cada, o que totalizam 128 leds.

Cada modulo de led é controlado por um Circuito Integrado dedicado CI MAX7219, este CI permite o controle de um módulo inteiro usando apenas 3 pinos do Arduino, o que facilita muito a nossa vida!

Os módulos são vendidos desmontados em forma de kit.

Na montagem, você pode proceder conforme a indicação da própria placa do módulo, porém não solde as barras de pinos, pois não vamos usá-las e estas ocupam um espaço valioso em nosso “Case”.

Caso você tenha acesso a uma impressora 3D disponibilizamos os arquivos .STL  no final da página para você imprimir o case plástico igual ao nosso.

O nosso foi impresso em plástico PLA e levou cerca de 2 horas a impressão com 0,2 mm de camada.

Podemos dar inicio a montagem do game colocando os módulos juntos, e acomodando-os dentro do case com a tela voltada para fora.

Feito isso, conferimos se está tudo “ok” em suas posições e aplicamos uma generosa camada de cola quente em toda a volta do módulo.

O próximo componente a ser colado no case é o nosso beep, que devemos tomar o cuidado de alinhar o furo do beep com o furo do case. E mais uma vez, colocar muita cola quente!

Também, aproveitamos para soldar 2 fios aos terminar o beep.

A chave liga/desliga escolhida foi do tipo “gangorra”. É ela que permite desligar o jogo e economizar bateria.

Ao todo temos 6 teclas, 4 para os movimentos das peças (direita, esquerda, baixo e rotação) e 2 teclas de comandos (start game e liga/desliga som).

Posicionamos as teclas e conferimos se todas estão “clicando” bem.

Agora usamos a cola quente, e aqui aconselho colocar bastante cola quente, pois conforme os jogadores vão jogando, a tensão no jogo aumenta e a pessoa tende a apertar cada vez mais forte os botões!

Como todos os botões tem uma ligação em comum (o GND), vamos aproveitar esta etapa para soldar todos juntos, fazendo com que um jumper passe por um pino de cada botão.

Agora soldamos um jumper em cada pino que sobrou dos botões.

Como a placa principal vai ocupar o espaço acima dos botões, devemos proteger os contatos dos botões  com uma camada de fita isolante, deixando os fios para fora.

Utilizando 5 jumpers interligamos os módulos de led para se comunicarem, são 2 fios de alimentação e 3 fios de dados. Aproveitamos para soldar o GND do nosso beep ao GND dos módulos.

Agora tomando como base o esquema geral do nosso sistema podemos nos guiar na montagem da placa de controle.

 

O tipo de montagem que vamos fazer para o Arduino é o “Standalone”, desta forma conseguimos compactar um pouco mais o Arduino para que ele caiba dentro do case plástico. Saiba mais sobre Standalone aqui.

 

Com o auxílio de uma placa padrão (perfurada), podemos acomodar todos os componentes e fazer suas interligações com a solda.

Nesta etapa é onde vamos programar o Arduino, para isso usamos um Arduino comum e depois removemos apenas o chip (ATmega328) já programado.

Muito cuidado para não entortar os pinos do controlador na hora de remover da placa.

Necessitamos incluir a biblioteca LedControl.h, que você pode baixar com o código completo no final da página.

 

Soldamos todos os fios aos referidos pinos do Arduino, colamos a placa com cola quente e aproveitamos para soldar o clip de baterias da chave liga/desliga.

Adicionamos a nossa bateria de 9 volts, e caso ela fique muito solta e balançando dentro do case, podemos usar um pedaço de fita dupla face para mantê-la firme em seu lugar.

Para fechar o case usamos parafusos e a tampa impressa.


Pronto! Vamos testar…

MATERIAIS UTILIZADOS

1 Arduino, pode ser o Uno ou Duemilanove (com cristal 16mhz, soquete  e capacitores para ser montado “Standalone”)
2 Módulos Displays de led 8×8 com C.I controlador MAX7219
6 Push bottons
1 Mini autofalante (beep)
1 Bateria de 9 volts
1 Clip de baterias
1 Regulador de tensão 7805
1 Chave liga/desliga
1 Capacitor cerâmico de 100nf
6 Parafusos pequenos
1 Placa padrão (perfurada)
Jumpers (qualquer pedaço de fio serve)

ARQUIVOS PARA

DOWNLOAD

Link para Case >>> CASE TETRIS
Link para Biblioteca >>> LED CONTROL

Se você gostou do nosso tutorial, mas ainda não segue a Circuito Maker no Youtube e Instagram, está sendo muito injusto, hein!

Vai lá, e inscreva-se em nossas Redes Sociais para ajudar a impulsionar o nosso trabalho.