Construa um fantástico chaveiro mini game, feito com Arduino Attiny85 e uma tela OLED de 0.96”. Nele você pode jogar 3 jogos clássicos  como BREAKOUT, SNAKE e UFO SCAPE.

Desenvolvido pelo pessoal da WEBBLOGGES e repaginado por nós da Circuito Maker, é um ótimo projeto para um final de semana Maker!

O que vamos precisar
1 Arduino Attiny85 <comprar>
1 Display de 0.96” OLED I2C 128×64 <comprar>
1 Suporte para CI de 8 pinos
1 Placa padrão perfurada 4,3 x 2,3cm
2 Resistores de 1 a 10Kohms
2 Push Button
1 Bateria CR2032
1 Suporte para bateria CR2032
1 Barra de pinos fêmea (4 pinos apenas)
1 Capsula piezo elétrica pequena (opcional)
1 Case impresso (caixa, tampa e botões)
Alguns jumpers

Com exceção do Arduino e o display, o restante dos componentes poderão ser encontrados em sucatas eletrônicas, o suporte e a bateria CR2032 retirados de placa mãe de computador sucateada e os “Push Button” e resistores encontrados em um radio relógio antigo.

Nem preciso comentar sobre a versatilidade do baratíssimo Attiny85, já falamos muito dele aqui em nossos projetos.

Ele é uma excelente opção quando precisamos resolver um problema pequeno onde um Arduino tradicional seria um desperdício de recursos.  Se você também é um fã deste controlador, aproveite para conferir os projetos maravilhosos desse blog Tinusaur.org.

Bom, vamos começar falando sobre a gravação de nosso Arduino Attiny85, para poder tirar o máximo de proveito da capacidade do CI Attiny85 realizamos diversas modificações nas bibliotecas tanto nativas como externas a IDE do Arduino.

Essas modificações permitem, por exemplo, fazer o Attiny entrar em modo “sleep” quando não estiver sendo usado e assim estender a vida útil da pequena bateria por meses.

Então preparamos uma IDE com tudo que é necessário para compilar e gravar os games na memória do Attiny. Tanto a IDE modificada como os arquivos dos games e peças para impressão 3D estão disponíveis para download no final deste tutorial.

Para começar vamos precisar de um Arduino UNO para servir de gravador ISP para o Attiny. Conectamos o UNO normalmente no computador e abrimos a nossa IDE e vamos em …

Depois é só fazer o “upload” normalmente para o Arduino UNO. Feito isso, precisamos fazer as conexões com jumpers entre o Attiny e o UNO, e adicionar 1 capacitor eletrolítico de 1uf entre o pino de “reset” e GND do UNO para evitar o reset automático na hora de transferir o código para o Attiny.

Agora é só escolher o Arduino correto em “Tools” >> “Board” >> Arduino Attiny85(internal 8Mhz clock).

Depois clicamos em “File” >> “Open”, você pode escolher o game de sua preferência, “BREAKOUT” (conhecido como Paredão), SNAKE (cobrinha) ou UFO (uma espécie de Flappy Bird).

Infelizmente a memória do Attiny é curta e não é possível adicionar mais de um jogo por vez.

Passamos para upload do código para o Attiny e já estamos na metade do caminho, hehe!

Na segunda etapa, o Hardware. O circuito é extremamente simples, dado o número reduzido de componentes o que vai facilitar muito a montagem do game.

Toda a nossa montagem foi feita em uma minúscula placa padrão perfurada com as medidas de 10 x 17 furos ou 4,3 x 2,3cm, o que nos permite manter um “case” pequeno, do tipo chaveiro.

A distribuição dos componentes pela placa é bem justa e as conexões podem ser feitas com fios bem finos. Sugerimos usar fios coloridos para ajudar a manter a organização durante a montagem, a cápsula de piezo é opcional, e deve ser soldada com fios de uns 2cm para fora da placa.

Após colocar a bateria, colocamos um pedacinho de fita isolante sobre ela para evitar que a capsula piezo elétrica encoste diretamente nela causando algum problema, devemos fazer o mesmo “nas costas” do nosso display.

Adicionamos o Attiny à placa e já é possível testarmos nosso game.

Agora só falta fazermos uma caixa (case) para dar um toque final ao nosso game.

E por falar em case… Nosso case foi desenhado no THINKERCAD, fatiado no software Cura e impresso em PLA com 0.2mm de camada, o tempo total de impressão foi cerca de 8 minutos.

Para deixar nosso projeto ainda mais caprichado cortamos uma caixinha de MDF 3mm desenhada no MAKERCASE e  cortada a Laser em uma CNC, dá um toque muito bonito ao conjunto e serve para guardar até 3 mini Arcades.

A montagem é extremamente simples, basta encaixar as peças e passar cola branca ou cola para madeira.

Todo o conjunto se encaixa bem e fica muito compacto.

Aproveite e baixe todos os arquivos para o desenvolvimento desse projeto: IDE 1.0  GAMES PEÇAS 3D

Veja todo o processo de construção no vídeo.

Se você gostou deste tutorial, deixe seu LIKE em nossa página, siga-nos em nossas redes sociais  e compartilhe nosso trabalho.

Até a próxima!

Aproveite para visitar a loja Curto Circuito e encontrar alguns dos materiais que usamos nesse tutorial:

Attiny85

Display OLED 128×64 Px – 0.96″ – 4 Pin – Branco

Author

Analista e desenvolvedor de software, apaixonado por eletrônica e robótica, maker por natureza e um entusiasta do movimento DIY. Trabalha com eletrônica há 19 anos, ministra cursos em Escolas e Universidades de Arduino, Robótica, Eletrônica, Impressão 3D e Internet das Coisas.

Comments are closed.