BLOOD LAMP com Arduino Attiny85

por Fillipe Welausen

Entramos no clima de Halloween e resolvemos dar um toque especial na “Blood Lamp” do thingiverse.com, com o fantástico Arduino Attiny85.

O que vamos precisar?

1 Arduino Attiny85
1 Soquete de 8 pinos para o Arduino
1 Sensor capacitivo TTP223B
1 Sensor de som
4 Leds Brancos
4 Resistores de 220 Ohms (Vermelho, Vermelho, Marrom)
1 Resistor de 1 Kohms (Marrom, Preto, Vermelho)
1 Transistor BC548 (NPN)
2 Pilhas ou uma bateria
Placa padrão perfurada
Alguns jumpers
As partes impressas da Blood Lamp

Os arquivos .stl para a impressão podem ser baixados neste link BLOOD LAMP do site thingiverse.com.

As nossas peças foram impressas em plástico PLA e levou cerca de 4 horas o “sangue” e cerca de 7 horas o “balde” já o “clipe”, uns 6 minutos. Impressão com 0,2 mm de camada fatiados no Cura.

Caso você não tenha filamento vermelho, o verde fica legal também, aí termos um “balde de gosma”, kkk. Após a impressão das peças temos que colar o clip em um dos lados do nosso balde. Coloque uma quantia generosa de “super cola”.

Basta esperar a cola secar e encaixar as peças e primeira etapa está concluída, confira.

Agora vamos dar o nosso “toque especial” com o Arduino, vamos fazer uma luminária touch e com sensor de som utilizando o Arduino Attiny85. Este fantástico Arduino tem 5 pinos de I/O, como vamos precisar de apenas 3 pinos, ele é perfeito para a nossa aplicação, e o melhor de tudo, ele custa cerca de R$10,00.

Veja a disposição dos pinos dele:

Os sensores escolhidos foram de toque e de som, mas nada impede que você utilize apenas 1 deles separadamente, bastando fazer uma pequena alteração no código antes do upload.

Agora tomando por base o esquema abaixo podemos prosseguir com a montagem em uma placa padrão perfurada, ou até mesmo, uma placa de circuito impresso feita com o método tradicional (caneta, percloreto…).

Você pode baixar o código para o Arduino neste link CÓDIGO ATTINY 85 e caso não saiba como fazer o upload do programa para o Arduino Attiny85 aprenda com nosso outro tutorial  ARDUINO ATTINY 85.

Fizemos toda a montagem em uma minúscula placa padrão e para economizar ainda mais espaço, soldamos os resistores diretamente nos terminais dos leds. Utilizamos uma bateria retirada de um “pack” de baterias de notebook, essa bateria tem 3,7Volts, mas você pode usar um suporte para duas pilhas AA ou AAA. Soldamos um jumper no sensor para conecta-lo a um pequeno pedaço de metal (tachinha) na parte de fora de nossa luminária.

Agora é só fazer um furo no fundo do balde para passar o fio que vai conectado a tachinha metálica e colar o circuito no fundo do balde com fita dupla face.

Pronto! Vamos testar!

Até mais, Fillipe Welausen!

Você também pode gostar: